logotype

Resumo Histórico

brasao 7bib

            Em 1631, inicia-se a história de formação do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, “Regimento Gomes Carneiro”, com a criação do Terço da Bahia, uma organização militar formada devido ao interesse de Portugal pela defesa de sua Colônia.

            Além do Terço da Bahia, os outros antecessores do 7º BIB foram: o Regimento de Infantaria de Linha de Santa Catarina, Regimento de Infantaria de Linha do Maranhão, ambos criados em 1772, e a Companhia de Caçadores da Paraíba, criada em 14 de maio de 1842.

            Das diversas unidades formadoras do 7º BIB, destaca-se o 17° Batalhão de Caçadores, criado em 14 de maio de 1842, que participou da Guerra da Tríplice Aliança de 1865 a 1870 e, mais tarde, em 1894, durante a Revolução Federalista, destacou-se no episódio conhecido como o "Cerco da Lapa" (Lapa - PR, de 16 Jan a 11 Fev 1894). Nessa ocasião a heroica defesa daquela cidade foi de fundamental importância para impedir o avanço das tropas Federalistas e garantir a manutenção da República do Brasil. Durante o Cerco da Lapa foi mortalmente ferido o Comandante da Unidade, o então Coronel Antônio Ernesto Gomes Carneiro, hoje Patrono do 7° BIB.

            Em 1943 o 7º RI contribuiu com 98 homens para a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que cobriu-se de glórias na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial.

            Em 1970 o 7º RI passa a denominar-se 7º Batalhão de Infantaria (7º BI) e, em 1972 , com o recebimento das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal tipo M 113, é transformado em 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB).

            Em 31 de dezembro de 2004, o 7º BIB foi transferido para Santa Cruz do Sul - RS, passando a ocupar as instalações do extinto 8º Batalhão de Infantaria Motorizado.

            Desde 2007, o "Regimento Gomes Carneiro" tem enviado militares para integrarem a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

            Em 2013, com a colaboração da Sociedade santa-cruzense, teve início o funcionamento do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 7º BIB em Santa Cruz do Sul.

            No ano de 2014, participou das Operações da Força de Contingência Pampa Sul (FORCOPAS) durante a realização da Copa do Mundo, enviando um efetivo de 300 militares para a cidade de Porto Alegre – RS, bem como participou da Missão de Pacificação na Comunidade da Maré na cidade do Rio de Janeiro – RJ.

            No fim do mesmo ano, enviou um efetivo de 128 militares para integrar o 21º Contingente do Batalhão de Infantaria de Força de Paz durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. Além disso, o 7° BIB participou na segurança dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

            Como homenagem ao desempenho do 17° BC na Guerra do Paraguai e no Cerco da Lapa, o 7° BIB conservou o 14 de maio como data de seu aniversário.